Saúde Física, Emocional e Espiritual

poreditorial

Saúde Física, Emocional e Espiritual

Saúde Física Emocional e Espiritual

Saúde Fisica Emocional Espiritual

Os três tipos de saúde, física, emocional e espiritual são igualmente importantes e precisam de cuidados, para se conquistar uma vida plena, saudável, equilibrada e feliz.

É muito comum encontrarmos pessoas extremamente bem sucedidas, com aparentemente tudo o que todo mundo deseja, considerados por todos como pessoas realizadas, mas que por falta de equilíbrio entre esses três aspectos, enfrentam problemas como depressão, alcoolismo, drogas, entre outros.

Isso é muito comum de se ver entre as celebridades.

Eles conseguem ter fama, sucesso e dinheiro, mas uma grande parte deles, ainda sim, são infelizes.

Mas por que isso?

De novo, não sou nenhum guru, nem especialista em comportamento humano, mas por ser muito observador e curioso, acabo aprendendo um pouco com tudo que leio e vejo por ai, e com as minhas próprias experiencias.

O que vejo acontecer diariamente, não só com celebridades, mas com pessoas do nosso convívio, seja no trabalho ou na família, ou entre os amigos, é que muitas pessoas acabam vivendo sempre fora do presente.

Viva o Presente, o passado já passou e o futuro ainda não chegou.

Já ouviu dizer que depressão é excesso de passado e ansiedade é excesso de futuro.

Claro, essa frase fala de forma bem generalista, existem diversos outros fatores associados a depressão e ansiedade, os psicólogos e especialistas afirma isso categoricamente, mas há sim um fundo de verdade nesse frase.

Vejo amigos próximos, e até eu mesmo me pego muitas vezes nessas situações onde não estamos realmente com a mente e com as emoções no presente, no que está acontecendo aqui e agora.

Podemos conquistar tudo o que desejamos e sempre sonhamos, mas se não estamos aqui e agora, observando, sentindo, percebendo tudo o que temos e que já conseguimos conquistar, acabamos não aproveitando as conquistas que tão duramente batalhamos para conseguir.

O ser humano, ou pelo menos a maior parte, tem em sua natureza um instinto de buscar pelo progresso, por coisas novas, por descobertas, e tem sido assim desde a pre-história, pois sem isso ainda estaríamos vivendo nas cavernas.

Isso é ótimo, é a lei do progresso que faz com que o nosso mundo evolua sempre, mas viver só no futuro faz com que deixemos de aproveitar o presente.

Já ouviu aquela outra frase que diz “O presente é aquilo que acontece enquanto estamos fazendo planos para o futuro”, então é bem por ai.

Mindfulness, Consciência Plena

MindfullNessPara nossa sorte e felicidade, a internet nos permite hoje ter acesso a milhares de conteúdos interessantes, gratuitos e que podem no trazer conhecimentos e aprendizados excepcionais.

Como é o caso da técnica chamada de Mindfulness, que propõe uma nova de interação com qualquer coisa que aconteça na nossa vida de maneira mais consciente, aberta e gentil, possibilitando assumir o controle sobre nossas reações e escolhas, uma maneira de viver e encarar a vida permitindo enfrentar desafios e demandas do dia a dia no trabalho, casa e até mesmo lidar com dor crônica stress e depressão.

Essa técnica ajuda você a se concentrar e ter muito mais consciência do presente, do que você está vivenciando agora, fazendo você se desconectar um pouco do passado e futuro.

Até aqui falamos mais da saúde emocional, dos nossos pensamente e sentimos em relação ao presente e ao futuro, mas de igual importância temos a saúde física e a espiritual.

Saúde Espiritual

A saúde espiritual está muito relacionada com as suas crenças de vida.

Se você é uma pessoa extremamente cética e não acredita em nenhuma religião, nem em uma força superior, força cósmica universal nem nada parecido, está tudo bem, não há problema nisso, são as suas crenças, mas mesmo neste caso é importante você praticar algum tipo de meditação como a que sugerimos acima, para se manter tranquilo e equilibrado.

Se você acredita e participa de algum grupo religioso, aproveite e vivencie verdadeiramente o que você acredita.

Digo isso por que infelizmente, conheço muita gente que frequenta mecanicamente as reuniões do seu grupo religioso, como estivesse apenas cumprindo uma obrigação para não arder no fogo do inferno quando fizer sua passagem.

Se você acredita em algo, aproveite, viva, se emocione com os ensinamento da sua religião, pratique o que você aprende lá, se abra, deixe se envolver na atmosfera positiva do seu templo ou da sua igreja ou do centro espirita, ou qualquer que seja o local que você comparece regularmente.

Isso pode ser muito bom e prazeroso, você se conectar realmente as divindades da sua religião, buscar força, fé e sustentação para vencer todos os obstáculos e dificuldades da vida.

Saúde Financeira

Saúde Financeira e Saúde FísicaEssa á uma área de nossas vidas que requer muito cuidado.

Mesmo que você não seja uma pessoa materialista, que consiga viver com muito pouco, com as coisas simples da vida (eu também acredito que podemos ser muito felizes assim), mesmo assim é muito importante manter as finanças equilibradas.

Isso é para você evitar situação que podem te levar a um stress pesado e que podem te fazer perder o sono.

Sim, quem consegue dormir tranquilo tendo contas atrasadas a pagar, ou se está desempregado é pior ainda.

Então o que acredito é que devemos nos preocupar com isso justamente enquanto estamos em uma situação tranquila, que é o momento onde podemos pensar calmamente sobre isso, planejar, se programar para fazer uma poupança para os dias difíceis.

Existem diversas alternativas para isso, inclusive se você tem uma veia de empreendedor, vivemos em uma país que passa por uma situação muito difícil, politica e economicamente falando, mas ainda sim o Brasil é um pais de oportunidades.

Existem diversos tipos de oportunidades que escolher para conquistar liberdade financeira e liberdade de tempo, e com isso muito mais saúde e qualidade de vida.

Uma oportunidade interessante que muitas pessoas estão adotando hoje em dia, é começar a vender produtos pela internet, exite um mercado gigantescamente promissor pela frente para quem decidir seguir por esse caminho.

Saúde Física

Agora finalmente a questão da saúde física.

Deixei essa por ultimo pois pode influenciar de forma especial nas outras duas.

Cuidar do corpo é um dos pilares mais importantes, pois ele é nosso veículo enquanto estamos vivendo aqui neste planeta, nesta época.

A prática da atividade física por exemplo pode te dar condições e muito mais disposição para cuidar de todos os outros aspectos da sua vida.

Saúde Física

Falo isso por experiencia própria mesmo.

Durante muitos anos fui sedentário, nem fazia nem seque uma caminhada leve de 30 minutos ao dia.

E além disso minha alimentação era bem desequilibrada, ficava muitas horas sem comer entre uma refeição e outra e quando parava para jantar por exemplo, era aquele estrago total, e ainda por cima ia dormir logo depois.

O resultado foi ficar obeso, com problemas na coluna, gordura no fígado, glicemia alta, pressão alta, e mais algumas coisinhas.

Depois de alguns contratempos, vários puxões de orelha dos médicos, filhas e esposa, finalmente consegui me cuidar melhor e hoje estou muito melhor graças a Deus.

E é isso meus amigos e minhas amigas, cuidem de todas as saúdes e sejam muito felizes.

Sobre o Autor

editorial contributor